domingo, 5 de julho de 2009

A caça ao coelho



Já ouvi algumas histórias do meu pai de grandes caçadas ao coelho, que se fizeram há alguns anos. Nessa altura a abundância de coelhos era muita por todo o lado e graças a isso a maioria dos grandes cães coelheiros, que toda a recorda como "o seu melhor cão de sempre" viveu nessa altura.
A abundância de coelhos e a liberdade de poder durante quase todo o ano levar os cães a darem uma volta pelo campo, permitia-lhes aprender e desenvolver desde tenra idade o seu instinto de caça, pois as oportunidades de se verem coelhos eram enormes.
Hoje em dia já tudo é mais difícil, os coelhos são menos e para treinar um cão só o podemos fazer num campo de treino ou em algum quintal em que se solte algum orelhudo para despertar o instinto da nossa nova esperança canina.


Condições meteorológicas:

O estado do tempo afecta obviamente uma caçada e no ínicio da época de caça ao coelho o calor ainda se faz sentir nos primeiros dias, o que dificulta o trabalho dos cães e nos cansa mais. O vento forte também é inimigo da caça ao coelho, pois com estas condições o coelho não sai tanto da toca.
Com o aumento da temperatura a actividade do coelho escasseia, por isso temos maiores oportunidades de matar coelhos nas primeiras horas de caça, quando o tempo está mais fresco. Os coelhos gostam também de se por ao sol, encamados e que nos proporcionam lances de levante com tiros mais fáceis.
Com o calor a jornada de caça também encurta, mas podemos remediar isso ao baixarmos o ritmo, bebendo água e permitindo aos cães refrescarem-se.

Tiro:

É necessária muita cautela nos tiros aos coelhos pois ao atirarmos para matos fechados ou em zonas de vegetação, em que temos pouca visibilidade do coelho, podemos atingir algum dos nossos companheiros de caça ou algum cão da nossa matilha.
Devemos ter atenção também a alguns ricochetes em zonas de pedras, em que algum bago de chumbo pode ser acertar-nos.
Atenção também no tiro ao coelho quando algum cão nosso o segue de muito perto, mais vale falhar um coelho do que perder um companheiro.
O sol pode ser um inimigo pois pode encadear-nos.
Modo de caçar:

A caça ao coelho é uma modalidade em que devemos caçar devagar, em estilo de passeio, permitindo aos cães trabalharem e não deixar nenhum orelhudo para trás.
Devemos ter antenção ás zonas abertas de terreno, pois os coelhos vão-se movimentando e é ai que teremos mais oportunidades de lhe atirar.

2 comentários:

Marques d'Almeida disse...

Parabens pelo seu Blog.
Um abraço,

Anônimo disse...

Lamento que não haja noticias recentes. Aos visitantes deixo o convite para uma feira que reúne muitas actividades de caça, pesca e desporto de natureza.
A "Ar puro" - Grândola de 6 a 8 de Outubro 2017.
Caça: Concurso de tiro aos pratos , prova de Sto. Huberto e demonstrações com cães de parar
Desporto de natureza: provas de orientação, provas de skate, passeios pedestres, prova de fatbike (na costa, circuito entre praias), circuito challenge ou free running, BTT, treino nocturno de trail, provas de surf e o “GRÂNDOLA AVENTURA”, prova anual de TT que comemora este ano a sua 10ª edição -
mais informação em:
http://www.todoterreno.pt/index.php/9-atualidade-desportiva/auto-nacional/1862-10-edicao-do-grandola-aventura.html

http://grandolaaventura.blogspot.pt/

https://www.multidesportos.pt/grandola-aventura-aventureiros-e-nomadas-a-descoberta/

Se quiser pode ver o vídeo da “AR PURO”, feira de caça, pesca e actividades ao ar livre de 2016 em:
https://www.facebook.com/grandolamunicipio/videos/1195456663834466/