domingo, 12 de julho de 2009

Utensílios para caça/treino de um cão de caça

Trela:

Como qualquer cão normal, um cão de caça deve estar habituado a andar à trela. A trela pode ser-nos muito útil em várias situações, como por exemplo nas esperas aos patos ou pombos, quando usamos um cão para cobrar convém que ele fique próximo de nós e não estrague o disfarce e só depois vá cobrar a peça de caça. A trela também pode ser muito útil para ensinarmos um cão a bater o terreno de caça, para ensinarmos o nosso cão a cruzar bem no terreno e não correr sempre em frente. Outra ajuda que a trela nos pode dar é no treino da entrega à mão da peça de caça ou objecto, ensinando assim o cão a não brincar com a peça ou fugir com ela, e para podermos treinar melhor um cão de parar a aguentar bem a paragem a trela também nos é muito útil.

Apito:

O apito é nos útil para comunicarmos com o nosso cão na caça ou treino. Em vez de andarmos a gritar por ele, podemos treiná-lo a vir até nós com o som do apito ou a sentar á ordem do apito.

Beeper/sino:

O beeper e o sino são muito utilizados em cães quando caçam ás galinholas em que o terreno é muito fechado e nem sempre conseguimos ver onde anda o nosso cão a caçar. O sino (chocalho) era usado antigamente pois com o barulho emitido podemos saber onde anda o nosso cão, o beeper também emite um som que nos permite saber onde está o cão e além disso avisa quando o cão está parado.

Colares de ensino:

Os colares de ensino são indicados para controlar cães, emitindo sons de aviso e impulsos eléctricos. Actualmente já existe alguma variedade de colares que variam com a distância e têm vários níveis de intensidade do impulso eléctrico. Também pode ser aplicado em treino de obediência e para correcção de maus hábitos do seu cão.

Cana:

O método da cana é muito conhecido e é utilizado em cachorros para testar o seu instinto de paragem. Numa cana ata-se um fio e esse fio terá uma asa de perdiz uma peça de caça morta e "provocamos" o cachorro e ele ao sentir o cheiro da peça de caça deve parar. Este método só serve mesmo para testar a paragem e só é usado em cachorros sem experiência de caça, não convém abusar deste utensílio pois podemos fazer com que o cão deixe de para e tenta apanhar a peça de caça e deste modo estamos a estragar o cão.

Aqui fica um vídeo do que se pode fazer com este utensílio:


(retirado do site http://canilquintadomeirinho.com/)

Um comentário:

Unknown disse...

GOSTEI MUITO ...............
ESTE CACHYORRO E MUITO INTELIGENTE
......................ELE E MESTRE